Home Blog Agronegócio: Por que sua empresa deve ter um blog sobre agricultura?

Agronegócio: Por que sua empresa deve ter um blog sobre agricultura?

escrito por Raphael Marques 23/04/2018
Agronegócio: Por que sua empresa deve ter um blog sobre agricultura?

Atualmente o marketing digital vem dominando a atenção dos consumidores, principalmente aquele que lida com o tráfego orgânico — quando a sua audiência chega até você por meio de mecanismos de busca como o Google, não implicando em um pagamento direto pela atenção (mais semelhante ao marketing tradicional). As empresas perceberam que não adianta bombardear o consumidor com frases feitas e egocentricidade, é preciso antes ganhar a confiança de forma natural. É cada vez mais frequente o surgimento de blogs destinados a solucionar dúvidas e a manter um diálogo mais próximo com o público. Páginas com o propósito de educar vêm ganhando destaque e criando fidelidade — é o marketing de conteúdo reinando no ambiente corporativo.

Durante minhas viagens pelo Brasil produzindo conteúdo sobre o meio rural, percebi que tanto os empreendedores em agronegócio quanto gestores de agências de marketing rural ainda não enxergam o potencial que um blog sobre agricultura pode ter para seus respectivos empreendimentos. Os primeiros teriam uma grande ferramenta para atrair clientes ao redigir conteúdo de qualidade que solucionasse problemas do nicho da empresa. Já os segundos poderiam ter nas mãos um igual poder de atrair os que necessitassem promover algo ou alguém dentro do cenário rural, escrevendo e explicando a respeito de dúvidas em marketing.

Feito a introdução, não vou mais me alongar. Se você também está procurando uma nova forma de engajar e atrair audiência para o seu site, veja então por que um blog sobre agricultura pode ser a solução!

Atrai os interessados

Como já adiantado no começo, um blog deve servir como um guia de respostas para as questões que pairam na cabeça daquele seu provável cliente. Imagine que sua empresa venda tratores para produção agrícola, a sua dificuldade está em fazer que novos consumidores conheçam o empreendimento, afinal de contas, o boca a boca é bom, mas possui seus limites. Faz sentido aqui construir uma ferramenta de comunicação que entregue conteúdo sobre os problemas enfrentados pelos agricultores durante a produção dos cultivos na propriedade familiar ou comercial.

Gera autoridade

Quanto mais os conteúdos do seu blog sobre agricultura forem feitos com qualidade e continuarem indo direto para o topo do Google, mais liderança de segmento você irá transmitir. Uma empresa que fala com propriedade sobre aquilo que ela vende e o nicho que a cerca, transmiti credibilidade e preferência no fechamento do negócio. Em um mercado competitivo e com um consumidor sempre mais atento, é preciso ter conhecimento sobre o que se está falando para que a geração de autoridade dê certo.

Mantém os potenciais clientes por perto

O bom de possuir um blog é que você irá conseguir manter a audiência sempre engajada e “nutrida” com conteúdo. Desta forma, ela permanecerá por perto ávida por mais artigos de qualidade até o determinado momento em que dará o passo final para virar cliente, consumindo o produto ou serviço oferecido. Isto inclusive é interessante, pois permite uma melhor filtragem a respeito de quem é um potencial cliente ou somente um curioso.

Constrói conhecimento

Manter um blog sobre agricultura vai permitir a você ter sua própria base de consulta e novidades do mercado. Conforme o redator freelancer for alimentando a página, prepare-se para reações do tipo:

  • “Nossa, não sabia que isso já era possível na agricultura.”
  • “Quem diria que o mercado se reinventasse tanto.”
  • “O produtor rural é mesmo parte fundamental na economia brasileira.”
  • “Não conhecia ainda essa inovação.”

Trabalhar com aquilo que conhecemos bem é um costume obrigatório para quem deseja evoluir na profissão e alcançar o sucesso.

Possui vida longa

Lembre-se: um blog sobre agricultura com artigos dissecando as soluções do nicho em que você atua é um ativo de comunicação pertencente à empresa e com vida longa. O site ficará no ar independente do quanto você alimente ele, isto significa que o tráfego continuará crescendo por conta daquele artigo escrito e elogiado por todos. O blog, diferente de um folder, não acaba por conta da baixa impressão de unidades.

Perceba que são vários os motivos  — e todos bem sedutores  — para criar um blog sobre agricultura que faça a sua empresa crescer no ramo do agronegócio. O marketing é muito mais investimento do que custo, pois é a principal arma que você terá para fazer com que os consumidores lhe enxerguem e deem o tão disputado voto de confiança. Quem não adentra o mundo fascinante do marketing de conteúdo, fica para trás.

Aposto que gostou do artigo, não é? Então compartilha ele nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam como é importante estar atento às novas tendências de marketing se quiserem crescer no mercado!

Você também pode gostar de...