Seus documentários independentes já batem a casa dos milhões em visualizações no YouTube.
Os vídeos da Noclip hospedados no YouTube já foram vistos por mais de 6 milhões e meio de usuários. Segundo Danny, a expectativa é vencer o desafio de levar a linguagem analítica para o conteúdo audiovisual, não deixando isto ser uma exclusividade só da escrita.
Acho que é o caso de nos esforçarmos para deixar claro às pessoas que o conteúdo técnico também é importante de ser assistido. Antecipar este aviso e ilustrar o máximo possível com b-roll e, por fim, ter uma audiência cativa, a partir da construção de confiança ao longo de vários vídeos.
O irlandês Daniel “Danny” O’Dwyer fez seu nome como o talentoso jornalista da Gamespot — gigante do jornalismo de games comprada pela CBS —, sendo reconhecido por desenvolver um conteúdo mais analítico do que a maioria, mostrando novos pontos de vista e ilustrando tudo com classe e criatividade em suas produções audiovisuais.
Largou a Gamespot para abraçar como freelancer seu desejo de contar as histórias por trás das produções dos mais variados jogos eletrônicos, não importando o quanto de detalhe fosse mostrado. Afinal, parte da motivação sempre foi poder entregar um relato rico, autoral e totalmente independente, livre dos vícios da cobertura convencional de games, cada vez mais saturada com reviews e pontuações.
Fiquei feliz com o primeiro ano. Realizamos a cobertura de histórias de tirar o fôlego indo a uma variedade de países, sem falar na qualidade dos vídeos que foi sendo melhorada em cada projeto.
Desde a metade de 2016, ele vem mantendo a Noclip, sua produtora de documentários sobre as pessoas que criam os jogos que todos amamos e jogamos, totalmente financiada por seus colaboradores na plataforma de crowdfunding Patreon. Mais de 4 mil pessoas contribuem com um total de aproximadamente 20 mil dólares todo mês para as produções audiovisuais.
Escolhendo as ferramentas e o roteiro certo
A carreira de freelancer, principalmente a relacionada aos filmmakers, tem crescido consideravelmente, alçando o vídeo como uma das formas mais eficazes de transmitir uma mensagem. Nunca esteve tão fácil o alcance a equipamentos de qualidade, como é o caso de câmeras DSLR e smartphones que vem sendo utilizados até por cineastas profissionais na captação de imagens para seus filmes. As habilidades em edição de vídeo também vêm sendo difundidas em larga escala, mas mesmo toda essa oferta e conhecimento ainda carece de uma boa filtragem sobre o que é ou não descartável, e também sem falar na dificuldade que muitos têm em dar passos ambiciosos rumo a perfeição técnica.
Acredito que mais do que nunca as pessoas estão editando vídeos, mas ainda não há muitas utilizando os equipamentos e softwares corretos.
Danny conta que tem recebido muitos pedidos dos fãs com relação a quais histórias a NoClip deveria contar. Confessa que sempre mantém interesse em ouvir seu público e procura dar espaço para produzir estas histórias tão clamadas, como os documentários já feitos sobre a criação dos jogos The Witcher 3 e PlayerUnknown’s Battlegrounds. Mas ele confessa que alguns pedidos são impossíveis de saírem do papel, por exemplo a relação conturbada entre Hideo Kojima e Konami.
Quanto ao conteúdo feito por outros veículos independentes, Danny cita alguns que segue e recomenda para todos aqueles que desejam obter informação de qualidade no mundo dos games.
Eu realmente assisto a uma série de canais no YouTube, como o Superbunnyhop e o Totalbiscuit. Gosto muito também do Giant Bomb que é onde consumo boa parte do que sei sobre as notícias e resenhas de games.
O sucesso da nova ótica
Sempre produtivo e atualmente realizado com seu momento profissional, Danny mostra o porquê de manter confiança na abordagem que a Noclip está trazendo para a produção audiovisual comprometida em contar a história de fabulosos jogos do ponto de vista de seus criadores. O documentário do jogo Horizon Zero Dawn — o mais recente lançado no canal da produtora — que foi upado no YouTube em 19 de dezembro de 2017, já conta até o momento com mais de 300 mil visualizações. O doc possui aproximadamente uma hora de duração, o que é coerente com a necessidade de trazer a história completa para o público, não subestimando seus detalhes.
Parte da premissa em conceber um conteúdo analítico sem amarras vem da independência de seus filmmakers. Danny O’Dwyer trouxe democracia ao mercado, colocando em seu roteiro de produção não só jogos classificados como blockbusters, mas também os mais indies e aqueles que transitam no meio dos dois. Danny é mais um dos que vêm revolucionando a forma como trabalhamos, e sua visão para a indústria era o que estava faltando — a construção de uma ponte sólida de entendimento entre os desenvolvedores e os jogadores. Coisas de freelancers…