A criatividade é o ar que os profissionais de marketing respiram. Sem ela, toda agência tende a cair no esquecimento e extinguir-se. É imprescindível que boas práticas de fomento à criatividade sejam adotadas nestes lugares, pois em um mercado cada vez mais competitivo e igual — em termos de ferramentas —, ser criativo virou o diferencial mais importante da comunicação.
Aprender como aumentar a criatividade não é algo inalcançável. É possível trabalhar formas de elevar os níveis de criação de uma agência de marketing com adoção de medidas que impactem a rotina da empresa e de seus profissionais. A grande virada está justamente em mexer no cotidiano, pois a criatividade não aparece em um piscar de olhos, ela precisa ser cultivada para depois germinar e crescer fértil nos trabalhos da empresa.
Veja agora como aumentar a criatividade, impactando para sempre a rotina da sua agência de marketing!
Elimine o medo de inovar
Uma equipe com medo de criar, nunca desenvolverá um diferencial criativo. É importante dar espaço para os profissionais expressarem suas ideias sem receio de serem tolidos. Obviamente, uma equipe capaz de entender o conceito e o orçamento da agência, não virá com ideias impossíveis e completamente dissociadas da identidade da empresa. O importante aqui é que os profissionais sintam que o debate em cima da criatividade é algo esperado deles.
Construa um ambiente harmonioso durante o brainstorming. Preze pelos seguintes itens durante a reunião:
- educação;
- respeito;
- ordem;
- confiança;
- bom humor.
As pessoas precisam sentir-se à vontade para propor ideias e causar um impacto positivo na agência. Mantenha um ar de informalidade entre a equipe, pois a sintonia é essencial para que qualquer boa ideia floresça e consiga ser colocada em prática de forma eficiente. Como dizia Albert Einstein:
Criatividade é inteligência, divertindo-se
Não descuide da clareza na comunicação
Não deixe em segundo plano a comunicação interna da agência, nem procure estabelecer meios mirabolantes de transmitir uma mensagem. Um canal direto e fácil de utilizar é a melhor forma de dar fluidez e agilidade ao diálogo. É comum, com a imensa variedade de aplicativos e sistemas de intercom, as agências agirem no erro de achar que estão melhorando a comunicação quando na verdade estão engessando todo o processo. Para não cair nessa, é preciso ver quais tecnologias valem a pena serem utilizadas e quais não.
Além do meio, a mensagem é igualmente importante. Uma comunicação com ruídos é prejudicial para todos os envolvidos. Quem falou culpa quem ouviu, e vice-versa. Procure trabalhar com tudo bem definido e transparente, deixando a mente do profissional livre para exercitar aquilo que é de fato o seu trabalho. Não há criatividade que apareça quando a cabeça de alguém está mais preocupada em entender na verdade o que é ou não para fazer.
Trabalhe com uma equipe diversa
Já dizia o ditado: duas cabeças pensam melhor que uma. Agora imagine cinco cabeças e dê a elas diferentes personalidades e bagagens culturais — o potencial criativo acaba de aumentar. Estes ativos humanos podem ser encontrados dentro de casa e até fora, por exemplo freelancers, que são uma boa dica na hora que estiver precisando de um profissional para renovar as ideias e ampliar a capacidade técnica da agência.
Invista em profissionais que completem o seu time e tragam diversidade nas experiências e pontos de vista. Know-how aprimorado e visão de mercado são outras características cruciais dos profissionais que irão ajudar a aumentar a criatividade da sua agência.
Fomente o conhecimento
Capacitar a sua equipe é uma forma de mantê-la atualizada e competitiva. Cursos podem evocar novas habilidades e lapidar outras, enquanto que eventos de marketing são muito bons para promover o networking e, consequentemente, extrair novas ideias. Seja a capacitação online, ou presencial, o que vale é dar uma rica oportunidade ao profissional, sabendo do potencial de retorno que a agência pode obter no futuro.
Outra prática comumente implantada nas agências criativas é a de manter e alimentar uma biblioteca livre para a consulta dos profissionais ali presentes. É interessante tanto a agência investir em livros quanto os profissionais procurarem criar clubes de leitura e incentivarem um rodízio de empréstimo dos seus próprios acervos aos colegas.
Não esqueça da gestão
Quando se fala em criatividade, não basta só focar nos profissionais que realizam o trabalho técnico, é preciso levar este conceito para o modus operandi da gestão da agência, e deve ficar claro que parte do trabalho dela é gerir a criação — uma grande ideia pode refletir em vários erros quando não organizada. A eficiência em coordenar está em guiar e trazer foco ao projeto, fazendo as perguntas certas e delegando com sabedoria o que é de responsabilidade de cada um.
Um gestor não deve ser pessimista. Como dizem: o exemplo tem que vir de cima. Mostrar otimismo e confiança na equipe é primordial para alavancar o que há de melhor em cada profissional.
Mostre reconhecimento
De nada adianta colocar todas as boas práticas de como aumentar a criatividade se no final das contas o profissional não sentir que seu esforço valeu a pena. Sem dúvida, o sucesso do projeto já é uma forma de avaliar o trabalho, mas é fundamental que a equipe seja recompensada de outras formas para continuar inovando com qualidade e satisfação. Premiações e promoções são alguns exemplos de valorização profissional. Todo indivíduo que trabalha com inovação gosta de ter autonomia para desenvolvê-la. Aumentar esta capacidade é uma forma de demonstrar reconhecimento e instigar a continuidade do bom trabalho criativo.
Decore seu ambiente
Acredite: não é capricho. O design e as cores do local de trabalho podem ter forte influência no psicológico dos profissionais. Antigamente, havia uma gigante influência para que os escritórios seguissem um padrão acinzentado e convencional, isto por um lado evocava monotonia e seriedade. Um ambiente que visa estimular a criatividade pode mesclar cores, painéis e um layout pouco convencional.
Cinza e outras cores monocromáticas podem e em alguns casos até devem ser utilizadas. A questão que vem ao caso é trazer para a combinação alguma outra tonalidade dedicada a funcionar como um ponto de cor. Um bom exemplo é a combinação do amarelo com preto. É importante identificar a imagem que a agência quer passar e refleti-la para o ambiente. Na hora de decorar, também vale inovar. Fica a dica!
Muitas agências questionam-se sobre como aumentar a criatividade dentro da empresa, porém poucas seguem à risca as boas práticas para incentivar a inovação. No marketing, a criatividade é o combustível que um projeto precisa para decolar e ganhar seu lugar de destaque na constelação junto com outros igualmente brilhantes.
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